quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Modal Aquaviário - Visão geral da sala 85

Modal Aquaviário - Navio  Porta Contêiner



  O sistema aquaviário brasileiro é composto de vias marítimas e interiores e de portos e terminais portuários. Dessa forma, há basicamente dois subsistemas: o fluvial ou de navegação de interior, que utiliza as hidrovias e rios navegáveis, e o marítimo, que abrange a circulação na costa atlântica.
O primeiro conta com aproximadamente 44.000 km de rios, dos quais 29.000 km são naturalmente navegáveis, mas apenas 13.000 km são efetivamente utilizados economicamente, é usado principalmente no transporte de soja, óleo vegetal, madeira e outros. Devido o baixo custo do frete desenvolve papel importante na logística de transporte.

Em um conceito pessoal sobre aquaviário, pude identificar que por sua vez apesar de ser um transporte lento, chega a ser um dos mais eficientes, em relação ao transportes de grandes cargas a longas distancia, e que ele foi um dos primeiros modais de transportes que ajudou a expandir a economia do pais, possibilitando então a formação de uma cadeia de transporte mais ajustada e completa, o modal marítimo por sua vez e um modal ''deficiente" poi necessita de outros modais para sua execução.




Nenhum comentário:

Postar um comentário